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Problema de AC - embraiagem não engata

9K views 19 replies 10 participants last post by  plain OM  
#1 ·
Tenho um problema com o meu Subaru Outback 2.5L 4 cilindros de 2002. Quando ligo o ar condicionado no carro, a embraiagem do compressor não engata. As ventoinhas estão a funcionar corretamente e a luz acende. Testei os fusíveis e os relés e estão bons. No entanto, o compressor não está a receber energia.

Sou dono do carro há alguns meses e ainda não me preocupei com o ar condicionado, mas com a chegada do verão, estou a tentar consertá-lo. Lembro-me que o antigo proprietário mencionou que achava que era devido a um sensor de temperatura que não estava a funcionar. É verdade que para este carro o sensor de temperatura ambiente influencia o sistema de ar condicionado? E que outras coisas poderiam causar isso?
 
#3 ·
Que outras coisas poderiam causar isso?
Estar baixo/vazio em refrigerante. Se o compressor não funcionar há muito tempo, ele pode estar travado. Nesse caso, ignorar o interruptor ambiente provavelmente faria o motor parar, então, se alguém recomendar isso, eu pensaria duas vezes. A melhor coisa a fazer é conectar um conjunto de medidores, que lhe dirão imediatamente se é ou não ok fazer algo que faça o compressor funcionar. Se o sistema estiver baixo, você pode causar mais danos apenas comprando um daqueles kits de recarga - supondo que você possa até comprar um. É apenas a minha opinião, mas é meio irresponsável carregar sistemas que estão vazando.
 
#4 · (Edited)
Os sensores de temperatura não influenciam o ar condicionado. Talvez nos novos modelos controlados digitalmente.
Existem um sensor de alta e baixa pressão. Se qualquer um detectar fora da faixa, o compressor não ligará. Você pode testar a apreensão conectando esses interruptores. Normalmente, será o interruptor de baixa pressão, pois é muito provável que você esteja com pouco refrigerante. Se você conectar e o compressor ligar, está bom. NÃO CONTINUE A DEIXÁ-LO FUNCIONANDO OU NÃO DURARÁ MUITO MAIS. Apenas o suficiente para ver que ele engata. Provavelmente também não haverá óleo lá dentro.
Você pode levá-lo a uma oficina e pedir que eles façam os testes de pressão e vácuo e a detecção/vedação de vazamentos, ou se puder, faça você mesmo. Isso é recomendado. A solução usual para quem tem carros mais velhos e menos renda é uma lata de carga que vem com óleo e vedador de vazamentos na lata. Alguns são vendidos com um medidor para mostrar onde o sistema deve estar no lado de enchimento/baixa pressão.
Frequentemente, o problema do vazamento é que os anéis de vedação nas linhas se deterioraram o suficiente para deixar o refrigerante escapar. Os vedadores de vazamento preenchem essas rachaduras. O óleo relubrifica tudo. Alguns têm tinta detectável por U/V para ajudar a encontrar qualquer vazamento contínuo.
É frequentemente dito para não usar os recarregamentos do tipo vedador de vazamento. Eles podem entupir o sistema e causar mais danos. É um jogo por sua própria conta e risco, especialmente se você não souber se ele foi usado antes. Tenho por experiência que carros com mais de 10 anos perdem seu refrigerante e podem usá-los sem problemas, pelo menos uma vez.
No entanto, pode haver danos muito mais catastróficos nas linhas, e um vedador de vazamento não resolverá isso. Isso é comum se o motor ou, no nosso caso, mesmo as cabeças, foram removidas alguma vez.
 
#5 ·
O diagnóstico aqui requer um conjunto de medidores e uma ferramenta de digitalização. Entre eles, o problema deve ser fácil de rastrear. Experimente uma oficina independente. A maioria das oficinas independentes cobra uma taxa fixa (muito menor do que a taxa de mão de obra normal) para ar condicionado. Minha última taxa de mão de obra foi de US$ 105 por hora. Taxa fixa de US$ 70 para analisar um sistema de ar condicionado. Os medidores foram conectados e o computador foi escaneado em busca de códigos (taxa muito mais barata do que a taxa de diagnóstico normal de US$ 105 por hora). Na maioria das vezes, o sistema ainda tinha (alguma) pressão, mas não o suficiente para que a eletrônica o considerasse OK para operar, portanto, sem ciclo do compressor. Se estivesse baixo o suficiente, as coisas antigas eram sugadas, era aplicado vácuo para remover a umidade, e coisas novas entravam com corante. O cliente paga uma taxa fixa de US$ 70 mais o custo do refrigerante por onça. Normalmente um trabalho de US$ 200. -Ou- era apenas "não estava frio o suficiente"... as pressões estavam ligeiramente baixas. Recebeu um jato de corante e uma dose de 1/4 lb de refrigerante e os enviou a caminho por US$ 100.

Certamente não ligue o ar condicionado em seu estado atual. Desconecte o compressor, se necessário.
 
#7 ·
Correto. O técnico de ar condicionado fará vácuo no sistema. Isso faz duas coisas, remove todo o ar e umidade, e permite que o técnico saiba se há um vazamento antes de ele colocar uma lata de refrigerante caro lá dentro.

Estou relutante em recomendar o uso de refrigerante em lata DIY. Muitas das latas que existem agora são falsificadas e cheias de butano. Pressionar butano a 300 psi e executá-lo em qualquer lugar ao redor de um coletor de exaustão ou rotor de freio é uma receita para o desastre.

No caso de OP, se o sistema tiver qualquer tipo de pressão, em um 2002my, isso é o equivalente a ganhar na loteria HVAC. Eu apenas pagaria um técnico de ar condicionado para fazer o trabalho direito na primeira vez.
 
#10 ·
Verifique primeiro as pressões do ar condicionado, como outros afirmaram. Se tiver pressão, pode ser uma bobina de embreagem defeituosa. A maneira mais fácil de saber é usar uma luz de teste no conector que vai para a bobina da embreagem. Se você tiver 12V de energia quando ligar o ar condicionado, isso significa que sua ECU está enviando um sinal e o sinal está chegando ao compressor. O compressor simplesmente não está engatando a embreagem. Também pode ser necessário remover uma arruela/espaçador, mas você pode usar um calibrador para verificar a folga da embreagem.
 
#11 ·
Como recomendado por alguém, eu ignorei o pressostato rapidamente para testar se a embreagem ligaria. No entanto, ao fazer isso, todo o sistema de ar condicionado parou de funcionar e o fusível sob o painel queimou. A substituição rápida disso ligou o sistema de ar condicionado novamente, no entanto, NÃO as ventoinhas do radiador. O relé e os fusíveis da ventoinha do radiador estão ambos em bom estado. Provavelmente foi estúpido fazer o desvio, mas alguém sabe o que poderia fazer com que as ventoinhas do radiador parassem de funcionar, mesmo com um fusível substituído?
 
#15 · (Edited)
Então, como recomendado por alguém, eu ignorei o pressostato rapidamente para testar se a embreagem ligaria.
O pressostato normalmente está fechado se a carga/pressão do refrigerante estiver dentro de uma faixa. Se estiver fora dessa faixa, o interruptor está aberto. No diagrama de fiação anexado do FSM de 2002, o interruptor tem um conector de dois fios e controla a energia para o relé AC e a embreagem do compressor. Se a preocupação for a carga de refrigerante, verifique a resistência entre os dois contatos no conector do pressostato (não o conector do chicote elétrico). Se medir um curto (ou próximo disso), o interruptor está fechado, a pressão é satisfatória e o interruptor não afetará a operação do compressor. Se medir alta resistência, está aberto, e isso provavelmente é baixo refrigerante, ou em casos raros, um pressostato defeituoso. Nestes últimos casos, não adianta procurar ou testar em outro lugar, até que isso seja corrigido.

Além disso, em um post anterior, foi sugerido medir a voltagem no conector da embreagem do compressor quando o AC estiver ligado (motor funcionando). Se houver voltagem do sistema, então o pressostato e o relé estão bons.

Também está anexado o diagrama de fiação do ventilador do radiador. Observe que há mais de um fusível envolvido com cada ventilador.
 

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#13 ·
Você fez um desvio para o terra? Ou apenas através dos contatos? De alguma forma, parece que você fez um curto-circuito para o terra, que é a única maneira de queimar um fusível.
Não tenho certeza. Eu posso ter acidentalmente... Neste momento, a principal prioridade é fazer com que as ventoinhas do radiador voltem a funcionar
 
#14 ·
O bypass foi apenas um teste para determinar se o seu compressor está funcionando.
Você verificou as pressões e fez tudo corretamente?
Você fez este teste enquanto o motor estava na temperatura de funcionamento ou ainda frio? Não tenho certeza se as ventoinhas ligariam até que o motor estivesse pelo menos na temperatura de funcionamento. Posso estar enganado aqui.
Verifique o plugue do ventilador em questão e certifique-se de que está conectado? Se estiver, desconecte e veja se você obtém uma voltagem com um medidor enquanto o ar condicionado estiver ligado, mas não faça isso até que suas linhas estejam carregadas corretamente. Não se esqueça do óleo na carga do ar condicionado se você não estiver levando a uma oficina para fazer isso. Você pode arruinar seu compressor se ele não for carregado e preenchido com óleo corretamente, sem mencionar a umidade que pode estar no sistema, etc.
Você pode desconectar o ventilador enquanto isso e conectar uma fonte de 12V a ele para ver se ele liga sozinho sem o ar condicionado e descartar um ventilador ruim. Se ele funcionar assim, você pode ter um relé ruim. Esta também seria uma causa de não ter voltagem no plugue quando o ar condicionado está ligado, é claro, se o motor estiver na temperatura de funcionamento e o ventilador deveria estar ligado, mesmo que o motor ainda não esteja na temperatura.
 
#16 ·
Se fosse o meu carro, eu arriscaria e apenas adicionaria refrigerante. Não se perdem muitos dólares se for um problema mais sério. O ar condicionado do Honda 2004 da minha filha parou de funcionar há 2 anos. O namorado dela adicionou uma lata de R134, e tem estado bom desde então. Não estou garantindo que seja a solução, mas se meu carro não pegasse, eu primeiro confirmaria que havia gasolina no tanque...
 
#18 ·
Esse é um bom ponto, ou seja, quais ventiladores devem funcionar quando o ar condicionado está ligado.

Com base no gráfico abaixo, que acredito se aplicar a 2002, quando o carro está parado ou em baixas velocidades, ambos os ventiladores devem estar ligados quando o ar condicionado estiver funcionando. No entanto, não tenho um Gen 3 para verificar.
 
#19 ·
Isso era algo de que eu não tinha certeza alguma. Se o motor não estiver quente o suficiente, se alguma ventoinha estivesse ligada.
De acordo com o gráfico, ambas deveriam estar ligadas, desde que o compressor estivesse ligado. Acho que mesmo que o interruptor de baixa pressão fosse ligado, como o OP fez para testar o engate do compressor, as ventoinhas deveriam ter ligado, a menos que não haja diferença entre as gerações para esta informação.