Subaru Outback Forums banner

Diagnosticar um ruído, rótula inferior?

9.9K views 7 replies 6 participants last post by  Toddasaurus  
#1 · (Edited)
O nosso carro desenvolveu um ruído na área da roda dianteira direita. É audível ao passar por pavimento irregular e, por vezes, audível ao virar lentamente em situações de estacionamento. Também consigo reproduzir o ruído quando estou de pé e salto no lado direito do para-choques traseiro. O meu segundo par de ouvidos confirmou que o ruído vinha da roda dianteira direita quando fizemos o teste de salto juntos.

A bieleta da barra estabilizadora e a bucha da suspensão inferior dessa roda foram substituídas há menos de 3000 km. Por isso, suspeito que o ruído venha de uma rótula inferior gasta.

Há alguma forma simples de diagnosticar isto sozinho? Não tenho ferramentas especiais nem macacos de apoio, mas tenho o macaco de tesoura padrão e uma mente curiosa. 🐌

#5 ·
Também podem ser os seus terminais de direção (internos e/ou externos) do lado direito - pode até ser o rolamento da roda. O meu está a fazer isso na roda dianteira esquerda. Mas para mim parece que é o rolamento a ter um mínimo de folga, o que está a causar o barulho.

Seja o que for, se quiser descobrir por si mesmo, terá de levantar o carro e tirar a roda para inspecionar visualmente tudo, além do que foi postado acima.

Boa sorte e mantenha-nos atualizados!

#7 ·
A cautela que você expressou sobre o uso do macaco de tesoura para este tipo de diagnóstico foi precisa @eagleb. Eu estava nervoso com isso e sua observação ajudou a reforçar minhas dúvidas o suficiente para que eu não tentasse levantar o carro.

Em vez disso, com as rodas no chão e o freio de estacionamento acionado, rastejei por baixo para inspecionar visualmente a rótula. Não vi nenhum sinal de falha na rótula, então comecei a sacudir todos os outros componentes da suspensão com a mão, ouvindo ruídos e sentindo folga nas conexões. As barras de direção e suas juntas pareciam boas, mas notei um pequeno clique quando puxei e empurrei a barra estabilizadora perto do terminal do lado direito. Depois de me contorcer sob o carro, encontrei uma posição onde consegui reproduzir consistentemente um ruído de pancada, segurando a extremidade da barra estabilizadora e balançando o carro para trás e para frente. Depois que comecei a reproduzir a pancada, também notei um pequeno movimento lateral onde o terminal da barra estabilizadora é aparafusado no braço de controle.

Esse terminal do lado direito foi substituído recentemente, então a porca provavelmente não estava bem apertada inicialmente e depois se soltou com o tempo. Peguei uma catraca com um soquete de 17 mm e consegui apertar o parafuso em meia volta. Em seguida, usei uma barra de força com um soquete para apertar mais 1/4 de volta. Sem uma chave de torque e mais experiência prática, não sei o quão perto estou dos 45 newton metros que são recomendados nesta porca. Suponho que o tempo dirá.

Com o parafuso apertado, não consegui mais reproduzir o ruído de pancada com a mão por baixo do carro. O teste de ressalto também sugeriu que foi corrigido e um curto teste de direção confirmou isso. 🐳