Subaru Outback Forums banner

Luz de nível de óleo baixo após a troca de óleo

297K views 74 replies 59 participants last post by  kbe  
#1 ·
Esta é uma atualização das minhas postagens anteriores sobre este assunto em outro tópico. Depois do que descobri, pensei que valia a pena começar um novo tópico. Quando completei a primeira troca de óleo no meu Outback 2010, a luz de baixo nível de óleo permaneceu acesa depois e não se apagou em 1-2 segundos, como esperado.

A única referência que vejo no manual do proprietário sobre isso está na página 3-15, onde fala sobre adicionar óleo quando ele fica baixo o suficiente para acender a luz de baixo nível de óleo. Diz, A luz de advertência de baixo nível de óleo do motor não se apagará imediatamente, mesmo que você substitua ou adicione óleo do motor. Ele só se apagará quando o veículo estiver em marcha lenta e o motor estiver totalmente aquecido.

Depois de verificar o nível do óleo cerca de 8 vezes :8: , dei uma volta para colocá-lo na temperatura de operação, conforme sugerido no manual. Depois de 15 milhas, ainda estava acesa, mas quando desliguei e reiniciei, a luz apagou como deveria ter feito originalmente.

Liguei para o meu revendedor Subaru para saber sobre este evento. O técnico foi muito útil - disse-me que tinha ouvido falar disso, que só afeta os modelos de 2010, mas que nunca tinha visto isso na sua concessionária. Ele me ligou de volta no dia seguinte com os resultados de sua pesquisa. Anexei a dica técnica que ele forneceu.

A dica técnica é uma maneira de desligar a luz. Eu presumo que funcione. Vou tentar da próxima vez que a luz permanecer acesa. No entanto, eu estaria mais interessado em descobrir por que isso ocorre e qual é a solução real. Não me importo de fazer isso toda vez que troco o óleo, se for para ser assim e tudo estiver funcionando como projetado. Mas como não está descrito no manual do proprietário com as informações sobre a troca de óleo, é pouco frequente o suficiente para que meu técnico local nunca tenha visto, e não há muitos posts aqui com pessoas perguntando sobre isso - tenho que presumir que é uma coisa ocasional que só ocorre em certas circunstâncias, ou com certos veículos. Portanto, a luz de baixo nível de óleo permanecer acesa após uma troca de óleo até que você insira e remova um fusível de um circuito de diagnóstico me parece ser um defeito.

Este é o meu primeiro Subaru depois de comprar 20 ou mais veículos novos, e eu realmente gosto dele pelo que ele é. Mas uma grande parte de mim está insatisfeita com uma máquina de US$ 30.000 que tem falhas de software. Isso me faz pensar em coisas como padrões de teste frouxos e falta de atenção aos detalhes. Isso me deixa me perguntando algo... se há um problema óbvio no software/firmware que eu posso ver, como posso saber que não há problemas de software/firmware que eu não posso ver, ou ainda não posso ver...

Alguém mais se sente assim, ou eu sou muito exigente? E, assumindo que outros se sentem da mesma forma, alguém tem um caminho fácil para entrar na SOA para fazer essa pergunta? Ou eu apenas começo com o revendedor?

Attachments

#2 ·
Sim, isso é um pouco desconcertante em um veículo de mais de US$ 30.000, mas é uma ilustração muito boa dos tipos de falhas que são típicas do primeiro ano de produção de um modelo "clean sheet" como o Outback 2010.

Dito isso, tenho orgulho de ver que o "conserto" foi descoberto por um dos técnicos da Somerset Subaru! Essa é a concessionária que eu uso, e devo dizer que seus técnicos são muito bons.

#6 ·
psdx said:

Este é o meu primeiro Subaru depois de comprar 20 ou mais veículos novos, e eu realmente gosto muito dele pelo que ele é. Mas uma grande parte de mim está insatisfeita com uma máquina de $30.000 que tem falhas de software. Isso me faz pensar em coisas como padrões de teste frouxos e falta de atenção aos detalhes. Isso me deixa me perguntando algo... se há um problema óbvio no software/firmware que eu posso ver, como eu sei que não há problemas de software/firmware que eu não posso ver, ou ainda não posso ver...

Alguém mais se sente assim, ou eu sou muito exigente?
Veículo nº 73 para mim e nenhum teve problemas com a mola do relógio ou problemas com a luz do óleo. O ruim quase supera a boa quilometragem com este. Muito pior que o Forester. Também não consigo peças, mola do relógio encomendada há mais de 2 semanas na garantia, nada ainda.

#7 ·
Hoje foi a minha terceira troca de óleo, e a primeira vez que isso me aconteceu. Algo que fiz diferente desta vez, girei a chave para a posição de ligado sem óleo no carro. (Não, eu não o liguei!) A luz acendeu e não apagou depois que adicionei óleo. Lembrei-me de ler sobre isso aqui e encontrei esta publicação. Não dirigi para lugar nenhum, mas vou ver se apaga depois que o motor aquecer, se não, vou tentar o truque do fusível. Este é o meu primeiro soluço, então não estou preocupado, mas obrigado pela publicação!

#9 ·
Hoje foi a minha terceira troca de óleo, e a primeira vez que isso aconteceu comigo. Algo que fiz diferente desta vez, foi virar a chave para a posição de ligado sem óleo no carro. (Não, eu não o liguei!) A luz acendeu e não apagou depois que eu adicionei óleo. Lembrei-me de ler sobre isso aqui e encontrei esta publicação. Não dirigi para lugar nenhum, mas vou ver se ela apaga depois que o motor aquecer, se não, vou tentar o truque do fusível. Este é o meu primeiro soluço, então não estou preocupado, mas obrigado pela publicação!
Estou me citando aqui. Pensei em ir para a cidade, aquecer o motor e ver se a luz apagava antes de tentar o truque do fusível. Demorou cerca de dez milhas e então a luz apagou sozinha. Acho que é um pouco como a luz de pneu furado. Tive alguns vazamentos de pneus (juro que eles usam pedra na estrada de cascalho onde moro). De qualquer forma, quando coloco ar no pneu, leva alguns quilômetros para a luz apagar. Tudo está bem.

#12 ·
Acabei de fazer a minha primeira troca de óleo no meu Outback 3.6R 2011. A luz do óleo continua acesa, então aparentemente o problema não é apenas com os modelos 2010.
Quão longe você dirigiu o carro após a troca de óleo? Muito provavelmente, a luz se apagará depois de dirigir alguns quilômetros. Assim como a luz de verificação do motor geralmente não se apaga imediatamente após corrigir o problema que causou o acendimento da luz, dirigir alguns quilômetros (ou alguns ciclos de condução) deve fazer com que a luz de "baixo nível de óleo" se apague. Ou, você pode usar o método recomendado pelos técnicos da minha concessionária, que foi mencionado anteriormente.

#13 ·
Na verdade, eu dirigi o carro zero milhas após a troca de óleo. Deixei-o aquecer na minha garagem, e a luz apagou assim que o motor ficou totalmente aquecido. Eu não precisei desligar e reiniciar o motor para a luz apagar.

Estou feliz por ter conseguido encontrar este fórum - eu entrei em pânico levemente tentando descobrir por que aquela luz maldita estava acesa :)

#14 ·
Já fiz quatro trocas de óleo desde que comprei o carro. A luz de nível baixo permaneceu acesa após a terceira troca por quase 15 minutos após ligar o motor - nas outras três vezes, ela apagou imediatamente. Segui aproximadamente o mesmo procedimento para trocar o óleo e o filtro cada vez, então não sei o que causou a luz a ficar presa naquela instância.

É certamente perturbador ver essa luz de advertência, mas não acho que seja um problema sério. Sei que tenho óleo suficiente pela vareta - desde que a luz eventualmente se apague em alguns quilômetros, não ficarei muito preocupado.

Em relação a um problema semelhante com a luz de advertência, tive a luz de pressão baixa dos pneus acender no ano passado. Depois de parar em um posto de gasolina e encher os quatro pneus para 36 psi, a luz permaneceu acesa por mais de 30 minutos de condução!

#16 ·
Duas vezes no primeiro ano de posse de 2010, a luz de nível de óleo baixo acendeu e PRECISEI de um litro. O vendedor não pareceu chateado. O episódio não parece estar relacionado a uma troca de óleo recente.
Não, não está. Meu outback 3.6R 2011 com 2300 milhas rodadas teve a luz de óleo baixo acesa esta manhã, mesmo que o nível de óleo esteja ok, conforme mostrado pela vareta; nenhuma troca de óleo foi feita neste carro. Eu dirigi para aquecê-lo, mas a luz ainda está acesa. Preciso olhar para isso um pouco mais hoje à noite. Eu estava suspeitando que o cara do vidro pudesse ter estragado algo ontem quando veio substituir meu para-brisa. Pela discussão aqui, não parece ser o caso.

#24 ·
Até agora, com 2 mudanças de óleo (a primeira na concessionária, a segunda DIY) nenhuma luz de aviso de óleo baixo na minha depois...

#25 ·
Fiz a primeira troca de óleo para o Outback 3.6R limited 2011 na concessionária. Dirigi para casa sem nenhum problema, mas no dia seguinte notei a luz de aviso de óleo baixo acesa. Descobri que a concessionária colocou cerca de um litro a menos de óleo. Desculpe, não quero desviar este tópico, mas alguém já teve um aviso de óleo baixo tardio e uma possível explicação para o atraso? Verifiquei abaixo para ter certeza de que não há vazamentos.

#37 ·
Fiz a primeira troca de óleo para o Outback 3.6R limited 2011 na concessionária. Dirigi para casa sem nenhum problema, mas no dia seguinte notei a luz de aviso de óleo baixo acesa. Descobri que a concessionária colocou pouco óleo, cerca de um quarto. Desculpe, não quero desviar o assunto, mas alguém já teve um atraso no aviso de óleo baixo e uma possível explicação para o atraso? Verifiquei abaixo para ter certeza de que não havia vazamento
A minha primeira troca de óleo foi com 1000 milhas, cerca de um mês atrás. Eu não dirijo muito, e um ano inteiro se passou. Cerca de duas semanas depois que a concessionária fez a troca de óleo 'gratuita', a luz do nível de óleo acendeu. Tive que adicionar cerca de 3/4 de um quarto.

Minha suposição é que esses motores são propensos a desenvolver algumas bolsas de ar, e possivelmente os próprios filtros de óleo levam um tempo para encher. Esses motores comportam MUITO óleo, e não estou muito preocupado com essa luz de nível de óleo acendendo DEPOIS que o sistema foi drenado. Se continuar sendo um problema, talvez as concessionárias devam nos dar um quarto 'extra' e dizer para verificar o nível novamente em algumas semanas.

Depois de ler um pouco no manual, descobri que é normal que a luz do nível de óleo permaneça acesa durante a condução. Depois que o nível estiver correto, ele deve ser estacionado em marcha lenta por alguns minutos, e então ele se apagará sozinho e desligará. O meu fez exatamente isso.

Muitos carros são propensos a fazer isso não apenas com óleo, mas também com líquido de arrefecimento, fluido de transmissão, etc. É importante verificá-los novamente depois de terem sido revisados ou drenados (esvaziados). A única diferença com este carro e muitos carros anteriores que tive é que o nível de óleo TEM um sensor, e um 'sensível' por sinal.

Esta NÃO é a pressão do óleo! Se e quando essa luz acender, encoste e chame um guincho, e NÃO dirija. Mas o nível de óleo um pouco baixo em um sistema que comporta mais de 6 quartos é quase de zero preocupação. Todas essas luzes e indicadores estão apenas tentando nos avisar de qualquer problema POTENCIAL, e minha opinião é que alguns deles são talvez um pouco sensíveis demais.

#26 ·
Há algum tempo, fiz a minha própria troca de óleo (a terceira para o carro, as outras duas na concessionária), e notei que o carro precisava de muito mais de 7 litros para atingir a marca total na vareta, e isso foi depois de reabastecer de acordo com o manual (6,7 litros para o 3,6), rodando o motor por um minuto, depois deixando-o esfriar por 5 minutos para permitir que o óleo escorresse de volta para o cárter. Parece que se um mecânico simplesmente seguisse as especificações sem verificar novamente, seria fácil não encher o motor o suficiente.

#27 ·
Luz de nível de óleo baixo

Acabei de fazer a minha primeira troca de óleo no meu Outback 2.5 de 2011 com 3.000 milhas usando óleo sintético. Liguei a chave quando o óleo estava escorrendo para registrar a quilometragem. Após a troca de óleo, a luz de nível de óleo baixo não apagava. Espero que apague em breve. O nível de óleo está bom e não há vazamentos. Eu amo este carro. Lindamente construído e fácil de trabalhar. Trocamos um Volvo XC70 02 por este carro. Que pesadelo de manutenção foi esse carro. Design horrível.

#28 ·
Acabei de fazer a minha primeira troca de óleo no meu Outback 2.5 de 2011 com 3.000 milhas usando óleo sintético. Liguei a chave quando o óleo estava escorrendo para registrar a quilometragem. Após a troca de óleo, a luz de nível de óleo baixo não apagou. Espero que apague em breve. O nível de óleo está bom e não há vazamentos. Eu amo este carro. Lindamente construído e fácil de trabalhar. Trocamos um Volvo XC70 02 por este carro. Que pesadelo de manutenção foi esse carro. Design horrível.
Espere até trocar um farol baixo... Isso acabou com meus pensamentos de manutenção fácil bem rápido... Minha luz apagou depois de cerca de 5 minutos na estrada. Nunca mais acendeu desde a primeira troca de óleo.

#29 ·
Acredito que existem duas luzes diferentes para o óleo
-Pressão
-Nível
Alguém me corrija se eu estiver errado (tenho certeza que você vai :))
, mas eu pensei assim. E sim, estou com preguiça de ir olhar no livro :p
De qualquer forma, em alguns carros, a luz de pressão é um diagnóstico de travamento. Pode acontecer durante o atraso enquanto um novo filtro se enche de óleo após uma troca.
Só uma ideia.

#34 ·
Acredito que existam duas luzes diferentes para o óleo
-Pressão
-Nível
Alguém me corrija se eu estiver errado (tenho certeza que você vai :) ), mas eu pensei assim. E sim, estou com preguiça de ir olhar no livro :p
De qualquer forma, em alguns carros, a luz de pressão é um diagnóstico de travamento. Pode acontecer durante o atraso enquanto um novo filtro se enche de óleo após uma troca.
Só um pensamento.
Pensei em adicionar meus 2 centavos..

Evil está correto; duas luzes, pressão e nível
QUANDO a luz do nível de óleo acende, ela pode ser redefinida pelo SMIII (ferramenta de diagnóstico Subaru) ou por um ciclo de aquecimento no motor após o nível de óleo ter sido corrigido.
A causa mais comum para a luz acender é ligar/deixar a chave ligada quando você drenou o óleo (culpado).

#30 ·
Acabei de trocar o óleo do meu Outback 2.5L pela primeira vez com 3000 milhas. Liguei a chave de ignição para a posição ligada depois que o óleo foi drenado e o filtro trocado para que eu pudesse desengatar o freio de estacionamento para deixar o carro rolar das rampas do elevador. Não sei se precisava fazer isso, mas fiz. De qualquer forma, a luz do nível de óleo permaneceu acesa depois que completei a troca de óleo. Verifiquei o nível de óleo várias vezes, depois li o manual novamente. O comentário sobre a luz não apagar até que o motor esteja completamente aquecido e em marcha lenta me levou a dar uma volta de 3 milhas com o carro. A luz ainda estava acesa depois que fiz isso. Então desliguei o motor e o liguei novamente e o deixei em marcha lenta. Em cerca de 20 segundos, a luz apagou.

Isso certamente é irritante, mas nada comparado ao meu Outback 2007, onde o controle de cruzeiro não funcionava toda vez que a tampa de gasolina perdia sua vedação, e isso acontecia com frequência. Eu tinha que carregar uma chave de 10 mm comigo e desconectar a correia de aterramento da bateria por alguns minutos para que o chip responsável se reiniciasse. Fico feliz em ver que a Subaru ouviu minhas várias reclamações sobre isso e finalmente mudou o design da tampa de gasolina (meu WRX 2002 teve o mesmo problema, mas o controle de cruzeiro ainda funcionava, e a luz apagava sozinha em alguns dias). Parece que nenhum carro é perfeito, e problemas relacionados à eletrônica parecem ser um modo de vida.

Até agora, este é o único problema com o carro, que eu absolutamente amo. De longe a melhor qualidade de construção e material dos 3 Subarus que eu tive.

#38 ·
Isso aconteceu comigo hoje

Esta é a primeira vez que isso me aconteceu. A única coisa que fiz de diferente foi ligar o sistema elétrico enquanto o cárter de óleo estava vazio, para poder anotar a quilometragem. Uma vez que o computador detectou o nível baixo, acho que ele não se preocupou em verificar novamente até depois de quilômetros de condução, momento em que o aviso foi limpo. Deve ser algo com o software; todo software parece estar cheio de bugs.

Eu ia tentar o truque do fusível mencionado por alguns outros usuários, mas não vi nenhum sinal de um slot que estivesse faltando um fusível.

#39 ·
Meu OB de 2012 com 5.000 milhas nunca teve troca de óleo, ou óleo adicionado, mas tem esse problema com a luz de nível de óleo há cerca de 4.000 milhas. Quando eu o tiro da garagem e viro, a luz não acende. No entanto, quando eu o ligo pela segunda vez e realmente saio, ela permanece acesa. Às vezes, ela apaga durante a condução, às vezes um trecho de estrada esburacada parece fazê-la apagar. Normalmente, na inicialização do primeiro destino, ela permanecerá apagada.

Eu não estou preocupado com isso, exceto que isso exclui a possibilidade de usar a luz de advertência de nível como uma fonte de informação.

#61 ·
I must be missing something, but where is the PDI test mode fuse socket? None of the empty fuse slots has that label.
Devo estar a perder alguma coisa, mas onde está o soquete do fusível do modo de teste PDI? Nenhum dos slots de fusíveis vazios tem esse rótulo.
Eu também quero saber. Ainda não espreitei na caixa de fusíveis.
De qualquer forma, limpar o baixo nível de óleo via obd parece ser fácil.
Ou não coloque a chave ao trocar o óleo.