Em carros modernos (especialmente motores com injeção direta), você deseja que a temperatura do óleo atinja pelo menos 212F em algum momento durante sua condução, a fim de eliminar o vapor de água que inevitavelmente se acumula no motor. Da mesma forma, se o óleo não atingir altas temperaturas, você não pode eliminar os vapores de gás que também são comuns no óleo para motores com injeção direta. Tudo isso está correlacionado com o cheiro de gás no óleo em viagens muito curtas, pois o óleo não consegue atingir a temperatura para evaporar os vapores de água/gás. Esse foi o problema, por exemplo, nos modelos Honda CRVs mais recentes para pessoas que dirigiam curtas distâncias, os vapores de gás não podiam ser evaporados pelo óleo em viagens curtas, pois o óleo não conseguia atingir 212F, isso é, claro, agravado pelo fato de que o Honda CRV tem um pequeno motor de 1,6 litro, o turbo também exacerba a diluição do óleo/gás, o que, novamente, não deveria ser um problema se o carro for conduzido a uma distância longa o suficiente para que o óleo atinja 212F.
Agora, em algumas viagens no Subaru, vejo 205 degF, mas aposto que a localização do sensor não representa o caminho mais quente do óleo no motor. Meu trajeto é longo o suficiente para que eu atinja pelo menos 205 degF, o que me faz pelo menos supor que em algum lugar no caminho do óleo há 212 degF.
Eu acompanho meticulosamente a temperatura do óleo no meu outback 2.5i 2020 e em subidas de rodovia de 20 milhas a 75 mph, vejo 225 degF ou mais, o que não é problema para óleos sintéticos modernos. Quando reboco, não vejo mais do que 235-240 degF, o que, novamente, é troco para qualquer óleo sintético moderno.
É divertido pesquisar imagens do Google de qualquer medidor de temperatura do óleo BMW que tenha seu "meio" em 250 degF. O máximo no medidor de temperatura do óleo BMW é 360 degF. Como referência, consulte o link abaixo.
Eu sempre teorizei que as persianas ativas da grade dianteira que o Subaru tem estão lá para fazer exatamente isso - garantir que o motor e, por definição, o óleo do motor fiquem quentes mesmo em viagens curtas, caso contrário, você correria o risco de o vapor de gás/água não ser removido do óleo.
Isso é normal? Relacionado à temperatura do óleo